Vaca girolando campeã produz média de 90 quilos leite - Estância Tamburil

Vaca girolando campeã produz média de 90 quilos leite

Vaca girolando campeã produz média de 90 quilos leite

Vaca Girolando, Vaca girolando campeã produz média de 90 quilos leite, Estância Tamburil
Vaca Girolando, Vaca girolando campeã produz média de 90 quilos leite, Estância Tamburil
Capitu, campeão do torneio leiteiro da raça girolando, na Megaleite (Foto: Divulgação)

Foram 90,180 quilos de leite. Repito, 90,180 quilos de leite. Essa é a média que uma vaca girolando produziu no torneio leiteiro da raça, que aconteceu durante a Megaleite, em Belo Horizonte (MG). No total, a fêmea Capitu FIV, que foi a Grande Campeã do Torneio Leiteiro de Girolando, produziu 270,540 quilos em 9 ordenhas.

Com esse desempenho ela passa a ser a nova recordista entre as vacas 5/8 de sangue de todas as edições da Megaleite. O animal pertence ao expositor João Domingos Gomes dos Santos, de Luziânia (GO).

A girolando é uma raça brasileira. Nasceu da cruza da raça zebuína gir, bastante rústica, com a raça holandesa, grande produtora de leite.

Eu me lembro dos torneios leiteiros de 20, 25 anos atrás, quando uma campeã fornecia média de, digamos, 50 quilos de leite, 60 quilos, e seu desempenho era efusivamente comemorado pelos produtores.

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 180px;}